Copyright © Uma longa história...
Design by Dzignine
sexta-feira, 3 de junho de 2011

Moral da história - Parte II

Continuando o assunto sobre o filme Rango, a história apresenta uma nova vertente. No início ela deu bastante ênfase sobre a identidade do lagarto, e agora ao chegar na cidade, ele se depara com uma problemática que afeta a vida de todos: a falta de água.




Após ter conseguido matar, acidentalmente uma água, a população de Dirt (que é o nome da cidade) se convence que é a hora de Rango conhecer o prefeito por ser o candidato perfeito a se tornar o novo xerife da cidade:

- Água Sr. Rango. Água. Sem ela só existe a poeira e a decadência. Mas com a água, existe a vida. Essa é a lei imutável do deserto. Se controlar a água, você controla tudo. (...)
- Acho que o poder tem seus privilégios.
- Tocou num ponto importante, filho. Mas privilégios inclui responsabilidades. (...)

Ambos saem para uma sacada da prefeitura.

- Você consegue ver, Sr Rango? Todos meus vizinhos e amigos? A vida aqui é muito dura. Sabe como eles conseguem suportar cada dia? Eles acreditam. Acreditam que vai melhorar. Eles acreditam que a água vai chegar. Eles acreditam, mesmo contra todas as probabilidades, que o dia de amanhã será melhor que o dia de hoje. As pessoas precisam acreditar em alguma coisa. E agora eles acreditam em você.
(...)

Já imaginou como seria sua vida sem que você acreditasse em algo? No meu ponto de vista, seria completamente sem objetivo. 
Para os religiosos, acreditar em Deus. Para os céticos, acreditar em si mesmo.
A nossa vida inteira envolve expectativas baseadas em supostos diretos, probabilidades ou promessas.
Acreditamos no amor e na amizade, mesmo em meio a sofrimentos e decepções; na bondade, mesmo assistindo em todo e qualquer lugar pessoas se corrompendo por ganância e afins; na verdadeira mudança das pessoas, sentimentos e opiniões; na cura, mesmo que só um milagre seja a solução; na justiça, mesmo que a impunidade seja marca registrada desse mundo imundo...
Acreditamos, mesmo que o espaço e o tempo sempre cooperem para o contrário. Porque precisamos acreditar em algo para continuar vivendo de uma forma benéfica.
Acreditamos, porque sem a fé, não há mundo, não há nada. Só existiria a poeira e a decadência. 
ACREDITAR!
Esta é a lei imutável dessa loucura que se chama vida.


Texto por: Daniela P.

0 comentários:

Postar um comentário